Parque Nacional do Itatiaia concede serviços de apoio ao turista à iniciativa privada

0 21

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

CONCESSÃO DE PARQUES

Unidade, que faz parte do projeto de Parcerias Ambientais Público-Privadas do governo federal, assinou contrato com empresa vencedora da licitação nesta quarta-feira (06)

Por Geraldo Gurgel, com informações do Ministério do Meio Ambiente


Parque fica na região da Serra da Mantiqueira e compreende municípios do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Foto: Geraldo Gurgel/MTur

O contrato de concessão de serviços de apoio à visitação do Parque Nacional do Itatiaia (RJ) foi assinado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nesta quarta-feira (6), em solenidade realizada no centro de visitantes da unidade de conservação. A empresa Hope Recursos Humanos foi a vencedora da licitação e vai assumir os investimentos e operação dos serviços por 25 anos.

De acordo com o edital, cerca de R$ 17 milhões serão aplicados no parque com o objetivo de melhorar a recepção dos visitantes. Entre os serviços previstos, estão os de transporte no interior da unidade de conservação; a criação de espaços e serviços de receptivo com postos de informação e controle; serviços de alimentação, comércio, hospedagem e atividades de aventura dentro do parque; além do gerenciamento da visitação, venda de ingressos e controle de estacionamentos.

“A concessão traz competitividade ao turismo de natureza no Brasil. Temos recursos difíceis de reunir em um só país, mas ainda não conseguimos capitalizar isso, transformar em resultado. O programa de parcerias público-privadas está totalmente alinhado ao compromisso do Ministério do Turismo com a promoção, a defesa e a conservação do patrimônio natural brasileiro”, reforça o secretário de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos.

Localizado em área que compreende os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, o parque é nacional e internacionalmente conhecido pelo pico das Agulhas Negras, entre outros atrativos turísticos naturais e de montanhismo.

Leia a matéria completa no MTur clicando aqui!

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Leave A Reply

Your email address will not be published.